notícias

Espaço para chamadas de publicações e eventos, bem como a socialização de publicações na área.

Chamada:

Estão abertas as inscrições para o II SIMPÓSIO DO GEFLIT, com o tema Escrituras de Mulheres. O objetivo é trazê-las para o centro das discussões, como, por exemplo, aquelas propostas por Hélène Cixous (1975), nas quais as mulheres se inscrevem, se colocam no texto, levando para a cultura escrita suas vivências e variáveis assim como seus corpos historicamente marginalizados e sexualizados pelos simbolismos da linguagem patriarcal. O movimento de escrita de mulheres tem denunciado como a linguagem reproduz a desigualdade social de gênero e transformado a escritura num espaço de contestação e subversão. Nesse sentido, são bem-vindos trabalhos que discutam o papel das mulheres escritoras e tradutoras; literatura e tradução de autoria de mulheres; gênero e interseccionalidades na literatura e na tradução; leitura e tradução de mulheres em seus contextos; as subjetividades de mulheres em suas escrituras; projetos e propostas feministas para a literatura e tradução; teorias e críticas feministas na literatura e na tradução.

O II SIMPÓSIO DO GEFLIT: ESCRITURAS DE MULHERES será realizado nos dias 29 e 30 de outubro de 2018, na Universidade Federal de Santa Catarina, no Centro de Comunicação e Expressão da UFSC, Bloco B, salas a serem definidas.

Inscrição: aqui

Publicação: Gender and Translation: Understanding Agents in Transnational Reception (2018), editado por Isis Herrero López, Cecilia Alvstad, Johanna Akujärvi e Synnøve Skarbø Lindtner, aqui.

Chamada: “Vozes femininas: narrativas e reescritas literárias e artísticas”, Revista escrita (PUC-Rio), prazo 15 de abril de 2018, mais aqui.

Chamada: “Conflitos com o Outro na literatura anglófona”, Revista Em Tese, prazo 6 de abril de 2018, mais aqui.

Chamada: “Escrituras Femininas À Margem: Diálogos Na América Latina E Na Península Ibérica”, Revista Travessias, prazo 1 de abril de 2018, mais aqui.

Publicação: Translation, Ideology and Gender (2017), coeditado por Carmen Camus, Cristina Gómez Castro e Julia T. Williams Camus, aqui.